Pular para o conteúdo

Vai uma NZ IPA aí?

  • por

A gente tá aqui é pra testar. Então, bora brincar com uma receita que já é sucesso absoluto entre cervejeiros profissionais e amantes da cerveja. Pegamos todos os parâmetros de uma boa New England IPA, substituímos os lúpulos americanos por neozelandeses e criamos a primeira NZ IPA brazuca da história (risos). Sem economia. Sem medo do resultado que, sabíamos, tinha tudo pra dar certo.

E não é que deu mesmo? Para fazer nossa New Zealand IPA, adicionamos cinco lúpulos neozelandeses: Kohatu, Moutere, Nelson Sauvin, Taiheke e Pacifica. Todos usados em lupulagem tardia: a partir dos 15 minutos, no whirpool e no dry-hopping. A ideia era aproveitar a sinergia entre eles e realçar ainda mais com o uso do fermento New England, da Lallemand, que além de ser perfeito para o estilo tem alta atividade da enzima Betaglucosidase.

Do Kohatu, queríamos a grande estabilidade de aroma e sabor e suas intensas características de frutas tropicais frescas; Do Moutere, a variedade de altos alfa-ácidos e seus sabores tropicais; Do Nelson Sauvin, seu aroma distinto e características frutadas de uvas e vinho branco; Do Taiheke, o amargor agradável e os aromas cítricos; E do Pacífica, os aromas que remetem à marmelada de frutas cítricas.

Já na composição dos grãos, optamos por 100% do malte Extra Pale da Crisp já que não buscávamos a turbidez característica do estilo. Mas também não forçamos nenhuma clarificação com uso de enzimas, o que traz uma boa reprodutibilidade do processo inclusive para os cervejeiros caseiros.

A cerveja ficou aromática, refrescante, com sabor bem frutado (especialmente de frutas amarelas como pêssego e abacaxi), um tanto cítrico, e amargor suave. Exatamente como a gente pretendia. O teor alcoólico ficou um pouquinho acima do que esperávamos, chegando a 6,9%, o que não chegou a alterar o drinkability da cerveja nem trouxe sensação de calor. Seu corpo mais baixo também favoreceu a experiência da degustação e aquela vontadezinha de pedir mais um copo.

Curtiu e quer reproduzir?

É claro que a gente dá a receita completa! Só clicar no link abaixo para abrir o arquivo.

Estilo: New Zeland IPA

OG: 1062 – FG: 1010 – ABV: 6.9%
Malte: 100% Extra Pale Ale Crisp
Lúpulos: Nelson Sauvin, Taiheke, Kohatu, Moutere e Pacifica
Levedura: New England Lallemand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *