Uma antiga demanda do setor está mais perto de se tornar realidade. A Câmara Municipal do Rio aprovou, no início do mês, incentivos para o licenciamento de microcervejarias artesanais, tap rooms e brewpubs na cidade. Pelo projeto de lei complementar, os incentivos fiscais podem ser de 100%, 75% ou 50% do IPTU, por até cinco anos, dependendo da área em que estejam localizados. Mas, para se tornar realidade, o projeto ainda precisa ser aprovado em segunda votação pelos vereadores cariocas.
A proposta aprovada em primeira instância na Câmara define como microcervejaria artesanal o estabelecimento destinado à produção de cerveja artesanal para comercialização, mas sem consumo no local; como tap room o estabelecimento destinado à produção de cerveja artesanal para comercialização e consumo no local, podendo ser acompanhado ou não de petiscos e aperitivos; e como brewpub o estabelecimento destinado à produção de cerveja artesanal para comercialização e consumo no local, além de alimentos, refeições e demais produtos correlacionados.
Outras cidades do estado do Rio, como Petrópolis e Nova Friburgo, já têm leis parecidas há anos e, não à toa, rotas cervejeiras muito mais consolidadas. Vamos torcer para que também por aqui, os incentivos se tornem realidade. O setor cervejeiro carioca agradece!