Produção nova na cervejaria experimental? Temos! Dessa vez, nossos cervejeiros Rafael Oliveira e Arthur Souza fizeram uma Red IPA encorpada, acobreada e superequilibrada, com amargor balanceado e o aroma levemente cítrico dos lúpulos americanos.
Para chegar nesse resultado, eles capricharam nos maltes caramelo e escuros. Foram 4kg de Munich II, 2kg de Carared e 300g de Carafa III – todos da Weyermann® – para uma receita de 120 litros, além dos 25kg do Pilsen Agrária usado como malte base.
Outra escolha importante para garantir o resultado esperado foi o uso da levedura Verdant IPA, da Lallemand, que tem por característica justamente deixar um corpo maior na cerveja. Completando a receita foram usados três lúpulos americanos: Idaho Gem, Comet e Idaho 7 durante a fervura. O Comet e o Idaho 7 ainda foram usados também durante o whirpool e no dry-hopping feito durante quatro dias no final da maturação. Nesse caso, foram apenas 5g/L. Mas, nossos cervejeiros garantem que até dava pra exagerar um pouquinho mais e conseguir ainda mais aroma. O Clearmax MF foi usado para deixar a cerveja mais límpida.
Resultado final? Uma Red IPA lindona, com 26,6 EBC; 46,1 IBU e apenas 5,8% ABV. Para degustar feliz.
Se animou para replicar? Só clicar no link abaixo.
OG: 1058 – FG: 1014 – ABV: 5,8%
Maltes: Pilsen Agrária, Munich II, Carared, Carafa III (Weyermann®)
Lúpulos: Idaho Gem, Comet e Idaho 7
Levedura: Verdant IPA, da Lallemand