A busca do consumidor por um estilo de vida mais saudável tem feito crescer no mercado a demanda por cervejas mais leves, sem glúten, com pouco carboidrato e sem álcool. Um recente levantamento realizado pela Euromonitor a pedido do Sindicerv, por exemplo, apontou que a categoria zero álcool foi a mais bem sucedida de 2022, com um crescimento de 37,6% nas vendas em comparação com 2021.
E se as grandes podem, por que não as artesanais? A gente resolveu testar por aqui uma receita de cerveja glúten free e low carb. E o resultado foi bem satisfatório. Com apenas 3,7% ABV, nossa American Light Lager tem sabor maltado suave e um leve aroma cítrico proporcionado pelo Mosaic.
Para garantir que o glúten fosse quebrado completamente, fizemos uma parada proteica mais longa, de cerca de 50 minutos. E usamos também a enzima Protezyn e o Clearmax – ambos da Prozyn – para otimizar ainda mais a ação enzimática.
Outra mudança na receita foi usar uma quantidade um pouco menor de malte para garantir que a cerveja ficasse dentro dos padrões “Low Carb”, ou seja, 7g de carboidrato por 355ml. Optamos por três maltes: Pilsen e Vienna Agrária e um pouco de Carapils para melhorar a formação de espuma. O fermento utilizado foi o Diamond Lager.
Ficou com vontade de reproduzir?! Então, clica aqui embaixo pra baixar a receita completa.
OG: 1038 – FG: 1010 – ABV: 3,7%
Maltes: Pilsen e Vienna (Agrária), Carapils (Weyermann®)
Lúpulo: Mosaic
Levedura: Diamond Lager, da Lallemand